A previsão da Petrobras investir R$ 16 bilhões na Bahia, em operações onshore (em terra) entre 2025 e 2029, aumenta o otimismo no setor. Em busca de novas oportunidades de negócio, empresas do Rio Grande do Norte, como a mossoroense Progel, participam esta semana do Bahia Oil & Gas 2025, no Centro de Convenções de Salvador.

Segundo a Federação Única dos Petroleiros (FUP), a Petrobras, com o aporte, perfurará mais de 100 novos poços, com a chegada de três sondas de perfuração e outras 26 sondas de produção. O presidente da FUP, Deyvid Bacelar, diz que esse plano de investimentos foi detalhado por um dos executivos da estatal.

Na avaliação do diretor da Progel, Felipe Arrais, o cenário marca novo momento para a setor petrolífero e para a própria Petrobras. “A Bahia é um termômetro positivo. O Estado está em franco desenvolvimento no setor de petróleo e gás em terra. Muitas perfurações ativas, com novos postos, e o anúncio do investimento da Petrobras só reforça esse cenário positivo”, comenta.

Oportunidades

O investimento de R$ 16 bilhões na Bahia, segundo ele, simboliza a retomada do foco da Petrobras no onshore, retomado recentemente após o processo de desinvestimento da estatal em anos anteriores.

Essa virada de chave, na visão de Felipe Arraes, gera benefícios duplos aos prestadores de serviços da cadeia de petróleo e gás, como a Progel, que já possui escritório na Bahia, no município de Catu.

“Nesse cenário, temos operadores independentes, ou seja, as empresas que compraram ativos da Petrobras e que estão explorando os campos, e a própria Petrobras, que está voltando a investir na produção e exploração em terra”, analisa o diretor da Progel, a qual atua nas áreas de gestão fundiária, geoprocessamento, meio ambiente, geologia e mineração.

Vitrine

Participar com estande no Bahia Oil & Gas 2025, portanto, é estratégico, segundo o executivo. “Permite à empresa se posicionar de forma mais assertiva para aumentar a atuação na região, aproveitando novas oportunidades desse cenário promissor, além de participar de debates da vanguarda do segmento”, destaca.

Iniciado quarta-feira (28), o Bahia Oil & Gas 2025 segue até sexta-feira (30), com debates sobre exploração offshore, transição energética, inovação tecnológica e desenvolvimento regional. O evento reúne mais de 250 expositores e é considerada uma das principais vitrines do setor no Brasil.