Palestra, na Progel em Mossoró, conscientizou sobre câncer de mama e de colo do útero

Reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero foi o objetivo da palestra ministrada pela enfermeira Bruna Moreira, realizada quinta-feira (09/10), na unidade da Progel em Mossoró (RN).

A atividade integra a campanha Outubro Rosa. Além de conscientizar sobre o câncer, essa mobilização global amplia o debate sobre a saúde da mulher como um todo, incentivando a realização de exames de rastreamento e o autocuidado.

“A prevenção não é só em outubro. É o ano inteiro”, destacou a enfermeira. Bruna Moreira também alertou para fatores de risco, como o consumo de cigarro e bebidas alcoólicas. Em contrapartida, defendeu hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e prática regular de atividade física.

Saúde coletiva

Ela parabenizou a Progel pela iniciativa e pela preocupação com a saúde dos colaboradores. Segundo a enfermeira, ao promover ações de conscientização, a empresa demonstra cuidado com as pessoas e reconhece o impacto da saúde no ambiente de trabalho.

“Essa atividade do Outubro Rosa é importante por levar informações também aos homens, que costumam procurar menos os serviços de saúde do que as mulheres”, pontuou. Para Bruna Moreira, eles devem ser aliados das mulheres na promoção da saúde.

Segundo dados atualizados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deve registrar 73.610 novos casos de câncer de mama em 2025, mantendo-se como o tipo de câncer que mais mata mulheres no país. Já o câncer do colo do útero apresenta estimativa de 17 mil novos casos no mesmo período.