Empresa realizou atividades de prevenção ao suicídio nas unidades de negócios de Mossoró (RN) e de Catu (BA)

A Progel realizou palestra de prevenção ao suicídio, quinta-feira (04.09), na Unidade de Negócios de Mossoró (RN), na campanha Setembro Amarelo. Ministrada pela psicóloga Maely Soares, a atividade foi voltada aos colaboradores em geral e reitera o compromisso da empresa com a saúde mental.

Segundo a psicóloga, o suicídio ainda é visto como tabu, cercado de mitos. Isso impede acesso a conhecimento assertivo sobre o tema. “Daí, a importância que as empresas acolham essa causa e trabalhem com seus colaboradores, parentes, enfim, para abordar essa questão de saúde pública, que é o suicídio”, avalia.

Participantes da atividade aprovaram a iniciativa. É o caso de Lorena Roberta da Costa Gê Mitre, estagiária na Progel, do curso de Gestão Ambiental da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

“É muito importante essa oportunidade que a gente tem de desconstruir pensamento (sobre o suicídio). Esse diálogo com os colaboradores é um aprendizado e dá oportunidade também de nós se fortalecer como time, como equipe, além de ajudar a fortalecer vínculos na empresa”, comenta.

Prevenção

O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano, com ênfase no Setembro Amarelo, considerada a maior campanha anti estigma do mundo. No Brasil, 12,6% por cada 100 mil homens em comparação com 5,4% por cada 100 mil mulheres morrem devido ao suicídio, segundo o Ministério da Saúde.

Nayara Veras, do setor de Recursos Humanos da Progel, destaca a quebra de tabus e estigmas sobre o suicídio, primordialmente, como uma questão humana. Ressalta ainda que o apoio à saúde mental também reflete a conformidade legal e responsabilidade social da Progel.

“Temos compromisso com o bem-estar integral dos nossos colavoradores”, frisa. Com a atualização da NR-1, empresas brasileiras devem mapear e gerenciar riscos psicossociais até 2026. Além de Mossoró, a Progel realizou atividade alusiva ao Setembro Amarelo na Unidade de Negócios de Catu (BA).